Se a empresa desejar manter a sua margem de lucro obtida com base na DRE, poderá utilizar o mark-up no cálculo dos preços dos seus produtos, multiplicando o índice calculado pelo custo do produto.

Como exemplo ilustrativo, vamos admitir que a empresa produza refrigeradores a um custo de R$ 500,00. Seu preço de venda então seria:

Preço de venda = R$ 500,00 x 1,9231 = 961,55

Utilizando o Mark-up divisor, temos:

Preço de venda = R$ 500,00/0,52 = 961,54.

Obs.: Devemos então chegar ao mesmo preço. A diferença ocorrida deveu-se a arredondamento.

O mais importante nesse cálculo é que a margem de lucro projetada representa o valor real a ser auferido, já descontados os impostos sobre as vendas, custos e despesas. Vejamos:

Custo/ impostos / despesas
e lucro
Percentual
Valor-R$
Custo de produção 52% 500,00
Impostos sobre vendas 20,65% 198,56
Despesas operacionais 12,5% 120,20
Lucro 14,85% 142,79
TOTAL 100% 961,55


Copyright © 2010 AIEC..