No quadro a seguir podemos vislumbrar a aplicação dos índices para formação do preço de venda de diferentes produtos utilizando o mark-up:

Aplicação dos índices para formação do preço de venda
 
Custo por Absorção $
Mark-up
Preço de Venda R$
 Produto A
60,00
1,9231
115,39
 Produto B
96,86
186,27
 Produto C
120,00
230,77

A comprovação dos mark-ups pode ser feita com a aplicação dos índices calculados, partindo-se do preço de venda.

Vejamos a composição dos preços dos produtos A, B e C:

 
Produto A
Produto B
Produto C
PERCENTUAL
 
Valor
Valor
Valor
%

Preço de venda

115,39 186,27 230,77 100

Impostos sobre venda

23,83 38,46 47,65 20,65

Custo do produto

60,00 96,86 120,00 52
Despesas comerciais
14,42 23,28 28,85 12,5
Lucro unitário
17,14 27,67 34,27 14,85

Há que se ter em mente que as empresas podem calcular seus preços a partir dos mark-ups, todavia, a definição de preços deve considerar outras variáveis, como o preço de mercado, por exemplo. Contudo, isso não invalida os cálculos feitos, pois, no mínimo, são necessários como informação para decisão empresarial.



Copyright © 2010 AIEC..