Resumo

No processo decisório, existe o momento anterior à decisão, o atual e o novo, que dependerá da decisão tomada. Deve-se avaliar que tipo de informação contábil é necessária em determinado momento? Em muitos casos, torna-se impossível avaliar as alternativas sem a utilização de técnicas estatísticas ou da matemática financeira para auxiliar a tomada de decisão.

As decisões do tipo Fabricar ou Comprar devem ser tomadas pela gerência com constância relativa. Em determinado processo, é comum ocorrerem avaliações ou reavaliações da situação operacional.

As decisões podem envolver as seguintes variáveis: a) comparação entre custos; b) grau de ocupação da capacidade da fábrica antes da decisão; c) problemas de mercado, tempos de espera e qualidade das partes; d) segurança no longo prazo.

As decisões sobre substituição de equipamentos devem avaliar se: a) continuamos a utilizar um equipamento já existente - parcialmente depreciado e quase sempre necessitando de muita manutenção e oferecendo produtividade apenas razoável; b) se adquirimos um novo equipamento, assumindo o custo do investimento e tendo as vantagens de maior produtividade e menor manutenção.

Para decidir que curso de ação tomar, vimos que é preciso calcular taxas de retorno ajustadas pelo tempo ou valores atuais. Dinheiro tem valor diferente, conforme seja recebido em épocas diferentes, não somente pelo fenômeno inflacionário, mas porque é muito mais proveitoso, sob todos os aspectos, receber $ 100 hoje do que daqui a um mês ou daqui a um ano.

Destacamos as principais taxas e suas aplicações, tais como: TCR - taxa contábil de retorno, TIR - taxa interna de retorno; o método do Payback.



Copyright © 2010 AIEC..