Resumo

Uma das funções mais importantes da contabilidade gerencial consiste em fornecer informações hábeis para a avaliação de desempenho. Este desempenho pode ser considerado não somente em relação à apuração de resultados por produto ou por serviço.

O Centro de custo é a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é feita a acumulação de custo.

Aprendemos que Centros de Custos podem coincidir com Departamentos, mas em alguns casos um departamento pode conter vários centros de custo.

Os custos controláveis são os passíveis de serem influenciados diretamente por um supervisor ou gerente durante certo interregno de tempo.

Um custo pode recair em determinado centro de custo, entretanto seu controle pode escapar de seu supervisor, caracterizando-os, portanto, como custos incontroláveis.

Centro de lucro é um segmento da empresa, às vezes constituído por uma divisão, que é responsável não apenas por custos (centro de custo), mas também por receitas e, portanto, por resultados.

Centro de investimento é um centro de lucro, porém o sucesso relativo não é mensurado pela diferença entre receitas e despesas, mas por esta diferença relacionada com algum conceito de investimento realizado.

A descentralização de execução deve ser acompanhada por uma adequada criação de centros de lucro ou investimento.

O lucro serve, em muitos casos, para simplificar toda a problemática de medir desempenho. Contudo as maiores dificuldades para medir lucros são: escolher um índice de lucro que trate da alocação de custos e receitas ao centro de lucro; precificar a transferência de bens entre centros de lucros.



Copyright © 2010 AIEC..