Resumo

O desenvolvimento mundial tem criado problemas complexos para a humanidade. Infelizmente, as pessoas estão mal preparadas para resolvê-los, pois não foram orientadas para isso. Os especialistas e os políticos também não têm apresentado soluções. Estão cada vez mais preocupados com suas áreas de estudo e seus interesses. Contudo, ignorar os problemas não é boa solução, porquanto mais cedo ou mais tarde todos serão afetados por eles.

O Pensamento Sistêmico é um novo campo de estudo orientado para tratar e buscar soluções para problemas complexos. Ele se contrapõe ao senso comum do reducionismo de que só se pode compreender alguma coisa se ela for decomposta e estudada, isoladamente, as suas partes. A educação é baseada no reducionismo ao compartimentalizar o ensino em departamentos e disciplinas isoladas, sem interação entre si. O Pensamento Sistêmico é metodologia orientada para ver tanto as árvores quanto a floresta; isto é, conhecer as partes e o todo procurando saber como os fenômenos interagem uns com os outros.

Os sistemas apresentados anteriormente apresentam padrões de comportamento que se repetem em outros sistemas. Na medida em que se compreende como esses padrões funcionam, passa-se a ter maior consciência do mundo. Desse modo, facilita-se o aprendizado e aumenta-se a capacidade na resolução de problemas.

A Dinâmica de Sistemas é uma técnica específica de simulação em computadores. Podem fazer modelos dos sistemas conhecidos, simulá-los e estudar-lhes o comportamento. Essa técnica aplica-se a vários tipos de sistemas, inclusive às organizações e aos negócios.


Copyright © 2010 AIEC.