O modelo descreve o comportamento dinâmico de uma manufatura que controla estoques. A barra de títulos mostra que o modelo está carregado (equipe.mdl) e a variável ativa - ajuste do estoque. Pode-se observar que a variável ajuste do estoque também aparece no diagrama. Uma variável ativa do modelo é aquela que se deseja analisar. Pode-se mudar a variável ativa a qualquer momento dando um duplo clique sobre qualquer outra variável. O ícone Lock (cadeado) é selecionado automaticamente por padrão (default).

  • Dê um duplo clique sobre a variável Estoque no diagrama.

A variável ativa na barra de títulos muda de ajuste do estoque para Estoque.

3 - Examinando a estrutura

O modelo "Estoques e Equipe de Trabalho" apresentado é relativamente simples, embora possa parecer confuso à primeira vista. Nessa representação visual as setas implicam em causas e efeitos: a variável no início da seta é causa da que está no fim da seta, modificando-a. Por exemplo, produção "é modificada" por Equipe de Trabalho e também por produtividade.

A estrutura do modelo pode ser investigada com as ferramentas de análise. Nesse estágio, responde-se às questões somente sobre a estrutura do modelo e não sobre o comportamento dinâmico do mesmo, que será analisado mais a frente, durante a simulação e com o uso das ferramentas de análise de dados.

Clique no ícone Causes Tree  Diagram no topo da barra de ferramentas de análise. Uma janela será aberta mostrando essa estrutura:

  • Pode-se observar que a variável ativa, Estoque, à direita e todas as demais que lhe causam mudanças à esquerda (até dois níveis de distância).


Copyright © 2010 AIEC.