Resumo

O módulo aborda as principais características do processo de modelagem.

A modelagem e simulação de sistemas é uma ferramenta que pode nos auxiliar no mundo dos negócios. O objetivo é, em suma, solucionar problemas.

O objetivo da modelagem: gerentes como designers de organizações

Existem gerentes que tomam decisões (quem contratar, que preços estabelecer, quando lançar um novo produto, etc.) e existem os gerentes designers, que dão forma às estruturas das organizações, formulam estratégias e criam regras para auxiliar no processo decisório.

Modelar não é uma atividade isolada, ela está inserida no contexto social da organização. O nosso foco, contudo, são os projetos para organizações.

Na prática, a primeira tarefa é contatar quem acredita na modelagem, como uma ferramenta que pode ser útil na solução de um problema real. Modeladores de sucesso seguem um processo disciplinado que envolve as seguintes atividades:

1. identificação e articulação do problema e determinação de seus limites;
2. formulação de uma hipótese dinâmica ou teoria sobre as causas do problema;
3. construção de um modelo para testar a hipótese dinâmica;
4. teste do modelo para verificar se ele atende aos objetivos;
5. projetar e avaliar políticas de melhoria.

Estratégias, estruturas e regras de decisão, utilizadas no mundo real, podem ser representadas e testadas no mundo virtual dos modelos. Os experimentos e testes conduzidos no modelo retroalimentam e alteram nossos modelos mentais e nos levam a criar novas estratégias, estruturas e regras de decisão.

A fase mais importante da modelagem é a identificação e articulação do problema. Um objetivo claro é um ingrediente muito importante para o sucesso da modelagem.

Usualmente, o modelador desenvolve a análise do problema por meio de discussões com o cliente e sua equipe, complementando com pesquisa em arquivos e bases de dados, entrevistas, observação direta ou participação.



Copyright © 2010 AIEC...