1 - Estruturas Genéricas

Serão contemplados modelos de negócios que utilizam procedimentos já consagrados de modelagem. Isto possibilita ampliar e sistematizar conceitos básicos que poderão ser utilizados no desenho, construção e simulação de novos modelos de negócios, consolidando um referencial teórico para o aluno.

Estruturas genéricas são estruturas relativamente simples a que podemos recorrer nas mais diversas situações. A possibilidade da transferência de estruturas entre sistemas aumenta a importância do estudo das estruturas genéricas dentro do estudo de Sistemas Dinâmicos. Também ajuda a refinar nossa intuição sobre os sistemas que nos cercam, melhorando nossa habilidade de reproduzir os comportamentos que apresentam.

O conhecimento das estruturas genéricas de um sistema é transferível para outro que tenha as mesmas estruturas, mesmo que nunca o tenhamos estudado antes.

Não devemos, contudo, ficar centrados nas estruturas genéricas: os sistemas apresentam vários tipos de comportamento individuais que lhes conferem unicidade e que devem ser estudados para que possamos compreendê-los.

Estudos realizados em cobaias são muito úteis e têm contribuído para muitos avanços, como na medicina e na psicologia. Contudo, cobaias são cobaias e seres humanos são seres humanos.

Quando os cientistas se esquecem disso ou não lhe dão a devida importância, a raça humana costuma pagar pelo prejuízo.


Copyright © 2010 AIEC.