Resumo

Este módulo encerra o curso com a construção de um modelo que representa processos clássicos e muito discutidos dentro da área de administração: o efeito da propaganda boca-a-boca, da publicidade, da qualidade e satisfação do cliente.
Todos esses tópicos foram reunidos em único modelo que permite múltiplas simulações em sua riqueza de variáveis e constantes que podem ser alteradas, voltando o modelo a ser simulado e analisado sob diferentes situações.

As principais conclusões, após algumas simulações, são:

  • se a qualidade dos serviços oferecidos for insatisfatória e não houver publicidade, o empreendimento se tornará inviável e tenderá a ir a falência;
  • o efeito da propaganda boca-a-boca na ocupação do hotel é muito mais significativo do que o investimento em publicidade;
  • apesar de não termos analisado custos, investir em publicidade também diminui a margem de lucro por cliente, o que pode representar riscos para o empreendimento;
  • investir na qualidade dos serviços ainda é a melhor opção para esse e outros empreendimentos.


Copyright © 2010 AIEC.