2 - Origem e Desenvolvimento

Na evolução do conhecimento, identificou-se, como o mais apropriado para desvendar a natureza, o chamado método científico, o qual abrange as ações indutivas, dedutivas e hipotético-dedutivas ou o teste de hipóteses.

No plano do método indutivo, o sujeito do conhecimento deveria ter a mente limpa, livre de preconceitos, para que recebesse e se impregnasse das impressões sensoriais recebidas pelos canais de percepção sensível. O ato da investigação científica seria decorrente do processo indutivo, de meticulosa observação das relações quantitativas existentes entre os fatos, e o conhecimento seria formado pelas certezas comprovadas pelas evidências experimentais dos casos analisados.

A partir de Isaac Newton e Immanuel Kant, o conhecimento é obtido pela ciência. O pensar, com razão pura, significa que é a ciência que põe o homem em contato com o real.


A ciência passa a ser orientada pelo poderoso método científico-experimental indutivo, e pode chegar às verdades exatas verificadas e confirmadas pelos fatos.

Nesta perspectiva, o crescimento da ciência seria acumulativo, por meio da superposição de verdades, demonstradas pelas provas factuais, geradas pelas observações particulares e pelos experimentos.



Copyright © 2010 AIEC.