Resumo

Método científico é um conjunto de procedimentos sistematizados que indica o caminho a ser seguido na investigação científica. Com as estratégias do método científico, busca-se evidenciar os diversos fenômenos da natureza, generalizar os conhecimentos, testar racionalmente, comprovar pela observação e experimentação.

A partir de Isaac Newton e Immanuel Kant, o conhecimento é obtido pela ciência. A ciência passa a ser orientada pelo poderoso método científico-experimental indutivo, e pode chegar às verdades exatas verificadas e confirmadas pelos fatos.

No seu sentido hipotético-dedutivo, a ciência não é uma observação de fenômenos. Ao contrário, identifica-se à luz de um conhecimento disponível e de problemas decorrentes dos fenômenos existentes na realidade. A percepção do chamado problema de pesquisa é decorrente de um fundo teórico.

Os passos de uma investigação científica são resultantes de um planejamento elaborado pelo pesquisador para testar hipóteses construídas como soluções de problemas.

A investigação científica, no contexto do método científico hipotético-dedutivo, constitui-se de duas grandes partes:

1) marco teórico;
2) marco empírico.

De maneira ilustrativa, pode-se assim explicitar o sentido do processo de investigação científica:

  • propor e definir problema;
  • elaborar hipótese;
  • verificar hipótese;
  • concluir.

Fases da Pesquisa: a primeira fase constitui-se do chamado marco teórico da pesquisa. Ela compreende as seguintes etapas: formulação do problema, elaboração de hipóteses, identificação das relações entre variáveis e a explicitação do referencial teórico da pesquisa. A segunda fase trata-se do delineamento empírico da pesquisa. Refere-se ao planejamento da investigação e abrange o ambiente em que são coletados, analisados e interpretados os dados da pesquisa.



Copyright © 2010 AIEC.