1 - Introdução

Na perspectiva empirista, a ciência é definida como a acumulação de conhecimentos sistematizados, para compreender o mundo empírico no qual o homem vive. Ou seja, a ciência é um método de abordagem do mundo empírico, suscetível de ser experimentado pelo homem.

O contexto básico da ciência moderna é a relação entre teoria e fato. Na falsa concepção popular, a ciência se refere somente a fatos.


A teoria é considerada o conjunto de fatos acumulados sobre determinado assunto. O valor de uma teoria é, inicialmente, explicativo, ou seja, é uma generalização, uma construção de explicações concordantes tiradas dos fatos que foram estudados.

O modo de o cientista considerar a teoria e o fato é, na verdade, bem diferente da concepção popular. Um fato é considerado como uma observação empiricamente controlada, ao passo que a teoria se refere a relações entre fatos, ou à ordenação significativa desses fatos.

Os fatos ou observações, empiricamente verificadas, nunca teriam produzido a moderna ciência se tivessem sido obtidas ao acaso. No entanto, sem teoria, a ciência não poderia apresentar previsões. Sem previsão, não existiria controle do mundo material.



Copyright © 2010 AIEC.