|
1 - Formulação do Problema Caso a investigação científica fosse limitada simplesmente à coleta de dados, o conhecimento científico não poderia avançar, logo é importante a formulação de problemas e hipóteses de pesquisa. O método científico parte de um problema, para o qual existe uma solução provisória, uma teoria tentativa. Passa-se à critica e à solução, com vistas à eliminação de erro. Nesse processo, vão surgindo novos problemas, como mostra o esquema.
A observação não é feita no vácuo social. Ao contrário ela tem um papel decisivo na prática científica. Toda observação é precedida por um problema, uma hipótese, enfim, numa perspectiva de natureza teórica. A observação somente pode ser desenvolvida a partir do conhecimento prévio, ou seja, do referencial teórico existente.
Na primeira etapa da investigação científica propriamente dita, é que se considera o problema. Ele que direciona a pesquisa.
Toda investigação deriva de um problema teórico ou prático e, a partir dele, define-se o que é relevante observar nas diversas etapas da pesquisa. Em razão desta seleção, define-se uma hipótese que servirá de guia ao pesquisador. |
Copyright © 2010 AIEC.
|
|