A escolha das medidas das variáveis dependerá do conhecimento técnico que se tenha das variações do objeto, da disponibilidade de recursos tecnológicos para a mensuração e da habilidade do observador para o reconhecimento das medidas.

E a operacionalização das variáveis pode ser definida como o processo que sofre uma variável a fim de se encontrar os correlatos empíricos que possibilitem sua mensuração ou classificação.

Os indicadores são os elementos empíricos contidos nas definições operacionais das variáveis. É o nível empírico das variáveis. Quanto mais abstrata uma variável, tanto maior o número de indicadores necessários para operacionalizá-la convenientemente.


As variáveis representam o meio de traduzir os conceitos do nível teórico e abstrato para o empírico.

Para que uma escala seja considerada adequada para mensurar objetivamente as variáveis, deve apresentar dois requisitos básicos:

1. Fidedignidade: refere-se à capacidade para discriminar de forma constante entre um valor e outro. Pode-se dizer que (uma) a escala é fidedigna quando, aplicada à mesma amostra, produz os mesmos resultados.

2. Validade: refere-se à capacidade de medir realmente as qualidades para as quais foi elaborada.



Copyright © 2010 AIEC.