É na descrição da metodologia que o pesquisador deve identificar o processo de organização da coleta dos dados. Somente após cumprir os requisitos do marco teórico da pesquisa, por exemplo, formulação do problema e hipóteses de pesquisa, identificação de fontes potenciais de informações, especificação de conceitos, indicadores e variáveis e previsão dos instrumentos necessários ao processo de pesquisa, é que se volta para a reflexão em torno do marco empírico. Por meio da descrição metodológica, outro pesquisador terá a possibilidade de repetir o estudo.

É preciso justificar necessidade de realizar o estudo, explicitando os argumentos sobre o interesse e importância da pesquisa.


A justificativa objetiva arguir sobre a necessidade do estudo em termos teóricos e práticos.

É na metodologia que o pesquisador deverá indicar o tipo de estudo e os procedimentos referentes ao processo de coleta e análise dos dados.

Nesta perspectiva, é importante que seja mostrado, de forma clara e consistente, o tipo de estudo, as etapas e os meios de realização da pesquisa. O leitor deve ser informado sobre o tipo de pesquisa que será realizado, sua conceituação e justificativa.



Copyright © 2010 AIEC.