1 - O Perfil do Profissional de Gestão de Pessoas

O administrador é profissional de formação ampla e variada que precisa:

a) conhecer disciplinas heterogêneas,

b) lidar com pessoas (que executam tarefas ou planejam, controlam, assessoram, pesquisam etc.) que lhe estão subordinados, no nível inferior/abaixo, no mesmo nível ou acima dele;

c) estar atento aos eventos passados e presentes, bem como às previsões, pois o seu horizonte deve ser mais amplo por ser responsável pela direção de outras pessoas que seguem as suas ordens e sua orientação;

d) lidar com eventos internos da empresa e externos, que envolvem externamente a empresa;

e) enxergar longe, pois deve estar ligado aos objetivos que a empresa pretende alcançar por intermédio da atividade conjunta de todos.

Ele é um agente de mudança e de transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos e objetivos, novas estratégias e tecnologias; é também um agente educador, no sentido de que, com orientação, modifica comportamentos e atitudes das pessoas; é um agente cultural na medida em que, com seu estilo de Administração, modifica a cultura organizacional existente nas empresas.

O administrador soluciona problema, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnóstico. Ele pode ter profundo conhecimento de administração, bom Currículo; mas não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce e sim pela maneira como executa suas atividades e pelos resultados que consegue obter com os recursos disponíveis.



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