A conclusão que se tira disso tudo é de que a Gestão de Pessoas precisa deslocar-se rapidamente do contexto clássico e neoclássico, para situar-se em um novo contexto que será o seu nicho de operações: a era da informação. Na Gestão de Pessoas percebem-se as suas características antes e depois.

Variável
Antes
Depois
Cúpula da Gestão de Pessoas
Orientada operacionalmente
 
Orientada estrategicamente
 
Função da Diretoria
 
 
 
Define objetivos e missões para os seus gerentes
 
 
Define os limites extremos da conduta dos gerentes e da qualidade do seu trabalho
Função da gerência média
 
Acompanhamento e controle dos gerentes de nível mais baixo
Aconselhamento e apoio aos gerentes de nível mais baixo
Função da gerência inferior
 
Funcionário mero seguidor das normas internas
Gerente de processos e líder das pessoas
 
Sistema de remuneração
 
Salário fixo, baseado no nível do cargo ocupado
Incentivos baseados nos resultados alcançados
 
Função Principal
 
Prestar serviços
 
Agregar valor à empresa e aos funcionários
Foco principal
 
 
 
 
Nos serviços, objetivos departamentais e táticos, prestação de serviços
Nos clientes e usuários, objetivos organizacionais e estratégicos, consultoria e assessoramento
Fonte: Chiavenato (2000)


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