Antigamente, o subordinado trabalhava por dever e disciplina, mas hoje ele tem de dar algo mais além do esforço físico. Essa mudança comportamental inclui comunicação horizontal e liderança baseada não na autoridade, mas na capacidade profissional. O empregado terá de desenvolver habilidade analítica, deixar de ser um mero repetidor e interagir no processo produtivo. Conceitos de qualidade e produtividade, de relações interpessoais e trabalho em equipe são aspectos altamente valorizados nas empresas.

Boa parte das tendências e mudanças aqui apresentadas pode envolver alguns investimentos preliminares, por outro lado, muita coisa pode ser feita apenas por meio de mudanças culturais e de comportamentos que não apresentam custos financeiros dignos de nota. Mas todas elas trazem retornos valiosos, tanto para as empresas como para as pessoas envolvidas, sem esquecer o cliente, é claro.

Embora a Gestão de Pessoas não lide diretamente com fontes de receita, ela poderá trazer lucros à empresa e benefícios às pessoas. Criar valor adicional é uma questão de saber lidar com as pessoas e obter delas o máximo e proporcionar satisfação e envolvimento no sentido de obter resultados e alcançar a excelência, seja em produtividade como em qualidade.



Copyright © 2010 AIEC