2 - Mercado de Pessoal e Mercado de Trabalho

O termo mercado tem sido utilizado com grande variedade de significados, a saber:

• lugar onde antigamente se efetuavam trocas de mercadorias; portanto, o local físico onde os vendedores se encontravam com os compradores;

• um "espaço econômico” em que se realizam trocas de bens, produzidos com relativa "liberdade” (isto é, com um mínimo de intervenção do poder público ou de outra autoridade);
• a área geográfica ou territorial dentro da qual as forças de oferta e procura convergem para estabelecer um preço comum.

Na realidade, a palavra mercado apresenta três aspectos importantes como:

uma dimensão de espaço, de área física, geográfica ou territorial. Localidades diferentes traduzem mercados diferentes. O mercado de trabalho do nordeste brasileiro é, por exemplo, diferente das outras regiões do país.

uma dimensão de tempo, de época. Em épocas diferentes um mesmo mercado pode apresentar características diferentes: o mercado de trabalho no último trimestre de cada ano é aquecido e apresenta características diferentes em relação ao primeiro trimestre.


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