2
- Mercado de Pessoal e Mercado
de Trabalho
O termo mercado tem sido utilizado com grande variedade de significados,
a saber:
•
lugar onde antigamente se efetuavam trocas de mercadorias; portanto,
o local físico onde os vendedores se encontravam com os compradores;
•
um "espaço econômico” em que se realizam trocas
de bens, produzidos com relativa "liberdade” (isto é,
com um mínimo de intervenção do poder público
ou de outra autoridade);
•
a área geográfica ou territorial dentro da qual as forças
de oferta e procura convergem para estabelecer um preço comum.
Na realidade,
a palavra mercado apresenta três aspectos importantes como:
uma
dimensão de espaço, de área física,
geográfica ou territorial. Localidades diferentes traduzem mercados
diferentes. O mercado de trabalho do nordeste brasileiro é, por
exemplo, diferente das outras regiões do país.
uma
dimensão de tempo, de época. Em épocas
diferentes um mesmo mercado pode apresentar características diferentes:
o mercado de trabalho no último trimestre de cada ano é
aquecido e apresenta características diferentes em relação
ao primeiro trimestre.
|