Modelo Baseado em Segmentos de Cargos: este modelo está voltado mais para o nível operacional da organização. É uma técnica de planejamento de pessoal utilizada em muitas empresas americanas de grande porte. O método de planejamento da "Standard Oil", por exemplo, consiste em:

  • selecionar um "fator estratégico" para cada área funcional da empresa, isto é, um fator organizacional cujas variações afetem proporcionalmente as necessidades de mão de obra (exemplo: nível de vendas, capacidade de produção, plano de expansão, etc.);
  • determinar os níveis, histórico e futuro, apresentados em cada fator estratégico;
  • determinar os níveis históricos de mão de obra por área funcional;
  • projetar os níveis futuros de mão de obra para cada área funcional, correlacionando-os com a projeção dos níveis (históricos e futuros) do fator estratégico correspondente.

Outras empresas, como a IBM, preferem calcular suas necessidades totais de pessoal com base em projeções relacionadas apenas com certos segmentos (ou famílias) de cargos de sua força de trabalho.



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