6 - Métodos de avaliação de desempenho

As técnicas podem variar entre níveis diferentes ou áreas diferentes. Cada sistemática atende a determinados objetivos específicos e a determinadas categorias de pessoas. A adequação da sistemática é fundamental para o bom funcionamento e obtenção de resultados. Para que a avaliação seja eficaz deve basear-se nos resultados das atividades do ser humano no trabalho e nunca em sua personalidade (pode ser uma avaliação complementar).

Método da Escala Gráfica: É o mais utilizado, é simples e requer cuidados, para evitar subjetividades e prejulgamentos do avaliador. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas, sentido horizontal, representam os fatores de avaliação e as colunas, os graus de avaliação daqueles fatores.
Os fatores são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretende avaliar. Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva, para evitar distorções. Quanto melhor esta descrição, maior a precisão do fator. Por outro lado, é dimensionado um desempenho naquele fator, que vai desde o fraco ou o insatisfatório até o último ou muito satisfatório. Daí o quadro gráfico de duas entradas horizontais (linhas) são colocados os fatores de avaliação e nas entradas verticais (colunas) são colocadas os graus ou graduações dos fatores. Exemplo:



Copyright © 2010 AIEC