As recompensas proporcionadas pela organização enfatizam a excelência do serviço e o grau de responsabilidade do empregado. Quais são elas?

• Aquelas vinculadas aos objetivos organizacionais - lucro/prejuízo;

• Aquelas aplicadas em decorrência do tempo de serviço e são concedidas automaticamente;

• Aquelas que atingem pequena proporção de indivíduos, de determinada faixa salarial, pelo desempenho excepcional;

• Aquelas que contemplam resultados departamentais ou globais, recompensas que são compartilhadas.

Esses tipos de recompensas são concebidos como retribuição pelo alcance de objetivos organizacionais. Na definição de uma organização estão implícitas três espécies de atividades:


• alcance de objetivos;

• manutenção do sistema interno (fazer a empresa funcionar);

• adaptação ao ambiente externo (visão da teoria de sistema e da contingência, no sentido de sobrevivência e crescimento em função das demandas do mercado).

A filosofia básica para o sistema de recompensa inclui:

• realimentação (feedback), reforçamento positivo do comportamento desejado;

• relacionamento das recompensas e punições com os resultados esperados;

• relacionamento das recompensas e das punições com uma concepção ampliada do cargo.


Copyright © 2010 AIEC