Teoria da Iniquidade - Vimos que as pessoas e as organizações estão engajadas num complexo sistema de relações de intercâmbio: as pessoas fazem contribuições à organização e dela recebem incentivos ou recompensas.

As contribuições que as pessoas fazem representam investimentos pessoais que devem proporcionar certos retornos na forma de incentivos ou recompensas. Nessa relação de intercâmbio cada pessoa percebe as suas próprias contribuições, ou investimentos, e as compara com as contribuições que as outras pessoas oferecem à organização. Comparam também, as recompensas (retornos) que recebe com aquelas recebidas pelas outras pessoas. Essa comparação pode ser assim equacionada:


 
 Termos da equação indicam satisfação = equidade
 Termos diferentes indicam insatisfação = iniquidade

Quando ocorre a iniquidade, a pessoa experimenta um sentimento de injustiça que aumenta na medida em que a iniquidade é maior.

A iniquidade existe quando a pessoa se sente subassalariada ou superassalariada. Quando o salário está acima ou abaixo do que o empregado acha justo para seu trabalho ocorre tensão. Se o salário está muito abaixo, resulta em raiva e, se está muito acima, em culpa.



Copyright © 2010 AIEC