Política salarial - Define princípios e diretrizes que orientam a filosofia da organização no que se refere aos salários de seus empregados, as recompensas, (promoções e premiações) pelos seus bons desempenhos. Deve ainda, considerar os benefícios, bem como o crescimento profissional. Não deve ser estática, e sim dinâmica, aperfeiçoando-se com modificações em frente de situações. Deve ter como conteúdo:

a) estrutura de cargos e salários – classificação dos cargos e as faixas salariais para cada classe de cargos;

b) salários de admissão – deve coincidir com o limite inferior da faixa salarial. Contudo, quando a pessoa recrutada não preencher totalmente os requisitos exigidos pelo cargo, o salário de admissão poderá ser inferior a até 10% ou 20% do limite mínimo da classe salarial, devendo ser ajustado ao valor desse limite após o período experimental, se o ocupante corresponder às expectativas;


c) previsão de reajustes salariais – sejam por determinação legal (dissídios coletivos) sejam espontâneos. Podem ser: reajustes coletivos ou reajustes individuais.

A política salarial deve levar em conta outros aspectos importantes do sistema de recompensas ao pessoal: benefícios, estímulos e incentivos ao desempenho, oportunidades de crescimento profissional, garantia de emprego (estabilidade na empresa) etc.


Copyright © 2010 AIEC