São objetivos do desenvolvimento organizacional – DO:


• aumentar o nível de confiança e apoio entre os membros organizacionais;

• aumentar a confrontação dos problemas organizacionais dentro dos grupos e entre os grupos;

• criar um ambiente no qual a autoridade designada pelo papel seja aumentada pela autoridade baseada no conhecimento e habilidade;

• aumentar a comunicação lateral, vertical e diagonal;

• incrementar o nível de entusiasmo e satisfação pessoal na organização;

• incrementar o nível de responsabilidade individual e grupal no planejamento e implementação.


O processo de Desenvolvimento Organizacional consiste em:

1. Coleta e Análise de Dados: informações a serem identificadas referentes às atitudes, às tarefas executadas, os métodos e procedimentos que necessitam de ajustes para que a organização se desenvolva de forma atualizada com o ambiente (mercado e sociedade).

2. Diagnóstico
: fase em que se definem as soluções dos problemas identificados na fase de coleta de dados. Essas soluções podem ser categorizadas como novas diretrizes (política, estratégica e objetiva) novos métodos ou processos como também novos comportamentos a serem adotados pela organização.

3. Intervenção: é a fase de implemento da solução visualizada, seja por meio de sensibilização dos empregados, da adoção de novas práticas ou diretrizes.



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