O balanço social busca recapitular em documento único os principais dados que permitam apreciar a situação da organização no domínio social, registrar as realizações efetuadas e medir as mudanças ocorridas no curso do ano em referência e dos anos anteriores. Assim, o balanço social deve comportar informações sobre o emprego, a remuneração, os encargos sociais, as condições de higiene e segurança, a produtividade das pessoas, as disfunções (como rotatividade, o absenteísmo, os conflitos trabalhistas) e as relações trabalhistas.

O balanço social deve retratar não somente as relações entre a organização e seus recursos humanos, mas, sobretudo, as relações entre a organização e a sociedade em seu conjunto, englobando, assim, informações sobre as seguintes categorias de parceiros sociais:

1. os empregados, sua contribuição, características, remuneração, encargos sociais, potencial de desenvolvimento, promoções, condições de trabalho etc.;

2. os acionistas, sua constituição, características, capital de risco aplicado e resultados financeiros;

3. os clientes e usuários, sua constituição, características, nível de produção e de vendas etc.;

4. os fornecedores de matérias-primas e equipamentos, sua constituição, características, para que possam avaliar a solvência e rentabilidade da organização;

5. as entidades locais, regionais e nacionais relacionadas com aspectos de ambiente, controles, operações de organização, etc;

6. as autoridades públicas em geral.



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