| Resumo A Gestão de Pessoas requer que se faça o controle por meio de: - Banco
de dados e sistemas de informação. O controle é feito a partir de uma seqüência de etapas que formam um processo:
Sistema de Informação é um conjunto de elementos interdependentes, logicamente associados para que de sua interação sejam geradas informações necessárias à tomada de decisões. O órgão de pessoas deve comunicar e abastecer todos os órgãos de informações relevantes sobre os recursos humanos neles lotados para que os respectivos chefes administrem adequadamente os seus subordinados. Um sistema de informação de pessoas utiliza como fontes de dados, elementos fornecidos por: banco de dados de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação de desempenho, administração de salários, registros e controles de pessoas, a respeito de faltas, atrasos, disciplinas, higiene e segurança. Auditoria de recursos humanos A auditoria de Gestão de Pessoas pode ser definida como a análise das políticas e práticas das pessoas de uma organização e avaliação do seu funcionamento atual, seguida de sugestões para melhoria. O propósito principal da auditoria de pessoas é mostrar como o programa está funcionando, localizar práticas e condições que são prejudiciais à organização ou que não estão compensando o seu custo ou, ainda, sugerir práticas e condições que devam ser acrescentadas. A auditoria é um sistema de revisão e controle para informar a administração sobre a eficiência e eficácia do programa em desenvolvimento. Contabilidade de recursos humanos e Balanço Social O fator humano constitui o elemento mais importante das organizações. O desempenho das organizações não pode ser adequadamente avaliado se o fator humano não for incluído nessa avaliação. Cumpre colocar a pessoa no centro das preocupações, não só da administração como também da contabilidade. O balanço social é um sistema de informação dirigido ao público a respeito do comportamento socialmente responsável da organização. Expressa um conjunto de índices e indicadores que apresentam os níveis de cada uma das variáveis tomadas como relevantes pela organização para fazer cumprir sua responsabilidade. Procura mostrar se a organização está fazendo um bom trabalho ou não, seja do ponto de vista dos seus participantes, dos seus acionistas, dos seus clientes, do público geral e da comunidade. Busca recapitular em um único documento os principais dados que permitam apreciar a situação da organização no domínio social, registrar as realizações efetuadas e medir as mudanças ocorridas no curso do ano em referência e dos anos anteriores. Responsabilidade social significa os compromissos da organização com a sociedade e de forma mais intensa com aqueles grupos ou parte da sociedade com a qual está mais em contato: seu ambiente. A responsabilidade social está voltada para a atitude e comportamento da organização, face às exigências sociais da sociedade em consequência de suas atividades. Implica a avaliação e compensação dos custos sociais que a mesma gera e a ampliação do campo dos seus objetivos, definindo o papel social a desenvolver para conseguir com tudo isto a legitimidade e responsabilidade perante os diversos grupos humanos que a integram e perante a sociedade no seu conjunto. |
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