Mudanças para a Gestão de Pessoas – Neste novo século, observa-se que a empresa moderna promove uma verdadeira revolução nos princípios tradicionais do desenho organizacional, motivada pela mola-mestra dos resultados financeiros. Tais modificações afetam inúmeros aspectos da vida humana como saúde, relações sociais, economia, tecnologia e política, sejam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Para a adequada gestão dos seus resultados, a empresa moderna adota, como referencial, os processos determinantes da agregação de valor aos produtos e serviços oferecidos. Tendo o uso intensivo da tecnologia transformado a matriz da eficiência empresarial, o desenho organizacional evolui de forma a contemplar a adequação do profissional que, de simples executante de tarefas prescritas, passa a ser um gestor de processos.

A alocação dinâmica de recursos, o trabalho realizado em equipes e orientado por projetos e a coordenação efetiva estabelecem novos princípios de desenho organizacional, sugerindo um realinhamento constante das verdadeiras fronteiras da organização que se desligaram dos conceitos físico e geográfico para adotar visão mais ampla, flexível e dinâmica que apontam para a visão orgânica da instituição. As oportunidades delineiam o modelo organizacional que resulta em criação de valor para os produtos e serviços oferecidos, deixando claro que os recursos necessários poderão não estar sempre numa empresa específica, ou mesmo não pertencer a ela.



Copyright © 2010 AIEC