O gerenciamento das pessoas deve envolver o implemento das equipes auxiliando-as a: definir metas; estágios do processo de implementação; formas de mensurar seu sucesso e progresso; recursos alocados; responsabilidades e recompensas.

No caso do recrutamento e seleção, a tendência atual é privilegiar outros aspectos além dos tradicionais, como escolaridade, experiência e aptidões técnicas do tipo conhecimento de software. Um dos aspectos a ser buscado no recrutamento de novos funcionários é o comprometimento, ou seja, até que ponto as pessoas estão dispostas a se envolver com os objetivos da empresa. Além disso, a capacidade de assumir responsabilidade pelos próprios erros, a fidelidade, a iniciativa, flexibilidade, a produtividade pessoal e a facilidade de relacionamento pessoal são aspectos que devem ser avaliados na seleção por serem importantes em organizações modernas.

É bastante útil procurar essas características no momento mesmo do recrutamento, pois desta forma pode-se diminuir os gastos da empresa para desenvolver essas características. Ainda que as aptidões e competências profissionais continuem sendo importantes e avaliadas na seleção, as empresas estão percebendo que uma pessoa emocionalmente envolvida com o trabalho tende a dar o melhor de si, por perceber a relação direta entre o sucesso da empresa, de cada equipe e de cada pessoa.



Copyright © 2010 AIEC