Resumo

O mundo organizacional e de negócios desloca-se do enfoque de mercado local para o global.

As organizações adquirem novas posições, regulam e desenvolvem novas formas de viver e de trabalhar, assim como instâncias de socialização dos diversos atores que as compõem e as estruturam.

A transformação do sistema empresarial se processa sob o signo da modernização tecnológica nos países desenvolvidos.

O que muda, entretanto, não é apenas o aspecto tecnológico, no que se refere a equipamentos e materiais. Trata-se de transformação mais profunda, que muda radicalmente os modos de funcionamento do sistema empresarial: as condições de produção, a relação com os mercados, a visão, e o tratamento com os trabalhadores. Nesse contexto, os antigos modos de produção não são mais eficazes: novos modelos de gestão se implantam.

As palavras-chave desse novo discurso são: integração, abordagem sistêmica dos modos de produção, horizontalidade dos procedimentos e das comunicações, descentralização das estruturas e das decisões. A combinação das funções de fabricação, manutenção e qualidade fazem “descer” os objetivos econômicos até o “chão de fábrica”, sendo diretamente abertos à flutuação dos mercados.

Implicam também mudanças na forma, conteúdo e natureza do trabalho a partir do fenômeno da globalização e da reestruturação produtiva, denotando maior exigência na análise de suas consequências para as organizações, para a administração e para os trabalhadores.



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