4 - A Construção do Novo Processo de Gestão

Nessa perspectiva, os processos de gestão adquirem nova visualização e nova síntese. Recursos adicionais são acrescentados tendo-se em vista a nova complexidade exigida para se administrar o trabalho e, em especial, os trabalhadores, que passam a ocupar um lugar privilegiado na nova ordem das empresas.

Para fazer face às necessidades do novo cenário, os novos processos operaram uma condensação específica e agora diferenciada entre as esferas do saber, do poder e das leis, constituindo-se as empresas, em organizações complexas, autônomas e totalizantes, mas com efeitos e conseqüências importantes e fundamentais sobre o conjunto da sociedade. A administração detém o conhecimento dos fins últimos da organização, das normas e das regras que regulamentam as práticas da produção e, principalmente, das relações sociais e pessoais que se processam no interior das fábricas.

Tais transformações iluminam dois níveis de significado:

• De um lado, articulam a vida da empresa às condições da existência contemporânea pelas mudanças processadas no plano internacional no que se refere às perspectivas de competitividade, flexibilidade e produtividade.

• Por outro lado, conotam uma singularidade expressiva porque cada empresa abre um caminho específico na priorização estratégica da reorganização do trabalho e, sobretudo, de uma gestão renovada, fato que as diferencia e reclassifica e, sobretudo, garante a sua sobrevivência.


Copyright © 2010 AIEC