A UFMG realizou pesquisa financiada pelo CNPq, “Análise multidimensional das novas estratégias de gestão: um estudo na região metropolitana de Belo Horizonte em empresas do setor de serviços industrial e público".

Nesse estudo, foram entrevistados 17 profissionais da área de recursos humanos de 5 grandes empresas (2 públicas e 3 privadas) da grande Belo Horizonte.

Quanto aos fatores facilitadores para a implantação dessas novas tecnologias, verificou-se que as empresas entrevistadas apontaram um quadro disperso e diversificado. No entanto, o reagrupamento temático nos permitiu encontrar uma concentração em 3 tipos de fatores:

• conscientização e treinamento dos empregados (39,99%),

• procedimentos internos acompanhados de uma nova organização de trabalho, visão mais empresarial das organizações, implantação da gerência participativa, quebra da onipotência gerencial (totalizando 40%) e

• fatores externos tais como: cenário atual de constantes mudanças e a competitividade do mercado, criando certa instabilidade organizacional (36,67%).

As dificuldades encontradas face à implantação das novas tecnologias organizacionais apontaram para dois pólos: o empregado e a própria organização. Em relação às dificuldades centradas no empregado destacam-se:

• a resistência (30%),

• a valorização do processo em detrimento do humano (16,67%) e

• a inexperiência e inadaptação dos empregados (23,33%).

Esses dados indicam com clareza alguns percalços de um processo de mudança na área de novas tecnologias gerenciais sinalizando áreas nas quais a gestão das pessoas precisa trabalhar com mais sensibilidade e competência.



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