3 - Tendências e Propostas para a Gestão de Pessoas

Os profissionais de Gestão de Pessoas entrevistados foram bem conservadores nas análises das tendências em relação à gestão das pessoas nas organizações. Seria uma forma de autoproteção ou a indicação de uma miopia profissional? A metade dos entrevistados apontou modificações que desestruturam a prática organizacional vigente. Tais tendências seriam: implantação de novos treinamentos/novos programas de formação, valorização da área de pessoal (mostrando mais uma vez este tema recorrente) e maior ênfase no lado humano da organização e área de pessoal com mais autonomia.

As tendências indicando reorganização do processo de gestão das pessoas, implementando uma nova concepção, aparecem com 31,04%: cada área gerenciará o seu pessoal; a administração será descentralizada e participativa; novos modelos de gestão serão implantados.

O terceiro grupo de tendências apresenta intermédio entre os dois grupos anteriores, seja na concepção, indicando a terceirização, seja na reestruturação de pessoas, ou indicando que os profissionais deverão ser inovadores.

Comentários dos entrevistados

Vários estudos e análises de práticas organizacionais vêm discutindo mudanças ocorridas ou em andamento no campo da gestão das pessoas ou do trabalho.

Oliveira (1996:43) afirma que nos países desenvolvidos as pesquisas e o debate relativo à área de pessoal estão cada vez mais presentes. “Em países em desenvolvimento, como o Brasil, tendo em vista a competitividade acirrada, a exigência dos consumidores e a conscientização do trabalhador, referente a seu papel na relação capital X trabalho, estão a exigir da área e dos seus profissionais o desempenho de um novo papel.”

Mas qual é o novo papel delineado e proposto para a área de Gestão de Pessoas a partir de 1990?

Becker & Conrado (1995) apontaram novas formas de Gestão de Pessoas como resultado da adoção do programa de qualidade em empresa do setor metal-mecânico do Rio Grande do Sul, com modernização dos processos e obtenção de melhores resultados. O principal destaque foi uma nova concepção na formação das áreas de atuação de recursos humanos, constituindo-se em projetos coordenados e desenvolvidos por analistas de Gestão de Pessoas.



Copyright © 2010 AIEC