2 - Competitividade e empregabilidade

Já se sabe que Competitividade e Empregabilidade são desafios que chegaram para ficar. Um número significativo e crescente de empresários e dirigentes analisou a validade das respostas que obtinham sucesso até então e deu-se início à busca quase frenética por novas soluções, típica daqueles que estão sob grande ameaça.

Fonte: COSTA, Tarcísio Diniz. Coord. Qual é o Futuro para a Área de Recursos Humanos nas Empresas? São Paulo: Makron Books, 2000, p.13.

Após uma fase de intenso experimentalismo na busca das Novas Respostas, empresários e dirigentes começaram a formular interrogações. Perceberam que algumas das práticas não produziam tudo o que prometiam, ou eram remédios de efeitos colaterais às vezes tão ou mais sérios que aquilo que se buscava equacionar.

Essas interrogações aumentaram igualmente na reengenharia e na qualidade total.

• Na reengenharia, quando seu próprio formulador veio a público, alguns anos após, o coautor de seu primeiro livro, para rejeitar o caráter radical das proposições que havia feito passou a dar uma maior ênfase às pessoas;

• Na qualidade total, quando pesquisas realizadas no primeiro mundo revelaram um índice elevadíssimo (cerca de 70%) de insucessos na sua implementação e geração de resultados, como revelado por The Economist (The craks in Quality, abril de 1992).



Copyright © 2010 AIEC