Como uma economia industrial se torna uma economia do conhecimento?

A força propulsora para a transição é o aumento da produtividade, mas o que a causa são as inovações (que vêm do conhecimento). Novas ideias em tecnologia, organização e administração são traduzidas, pelos empreendedores, em negócios mais eficazes; geram melhores produtos ou serviços utilizando menos trabalho, materiais e energia, tornando os negócios mais competitivos.

Os efeitos da inovação é que menos trabalho é necessário em algum lugar da cadeia produtiva de um bem ou serviço. Uma melhor produtividade pode reduzir diretamente o volume de emprego tanto nas empresas mais produtivas quanto nos seus fornecedores.

O catalisador para a inovação é o lucro. Um empreendedor se beneficiará daqueles gerados pela inovação de forma mais eficiente e eficaz que a produtividade de seus concorrentes.

A busca do lucro gera inovação que, por sua vez gera melhoria na produtividade e também mudanças. À medida que o mundo caminha em direção à economia do conhecimento, os países adotam cada vez mais a economia de mercado, pois automaticamente, transformam novos conhecimentos em inovações tecnológicas e econômicas e incrementam a produtividade e o padrão de vida.



Copyright © 2010 AIEC