Proliferação dos mercados - Novos mercados surgem refletindo as necessidades da nova sociedade. Forças que criam estes mercados (riqueza, educação e mudança no estilo de vida), produzem vasta gama de oportunidades face às grandes produções e à economia de escala, aumenta o nível da condição de vida. A variedade de desejos diversifica-se e os consumidores começam a fazer questão de adquirir bens ou serviços moldados para gostos particulares.

A tecnologia cria e destrói mercados - Rápida mudança na tecnologia gera turbulência nos mercados (novos mercados surgem e os antigos são destruídos), ex.: mercados de computadores e de comunicação.

Efeitos da economia do conhecimento nos negócios e na administração podem ser alguns dos seguintes:

• à medida que os mercados de bens de consumo (automóvel/móveis) ficam saturados e a receita dos consumidores é gasta com serviços, há maior crescimento do mercado de serviços em detrimento do mercado de bens.

• maior segmentação dos mercados (crescimento da renda e individualidade) por uma gama maior de produtos e serviços.

• mudanças na demanda dos nichos de mercados individuais pertencentes ao mesmo segmento de bens ou serviços

• nova tecnologia cria novos mercados à medida que destrói os antigos

• das várias forças que atuam transformando os mercados, a demografia é a mais significativa (maior expectativa de vida e menor taxa de natalidade).


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