Capital estrutural - Pode ser definido como um conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e programas de computador, ou seja, a infraestrutura necessária para fazer a empresa funcionar. Faz parte do capital estrutural a cultura da empresa e o modo como ela trabalha.

O capital estrutural é o único dos quatro capitais do conhecimento efetivamente possuído pela organização.

Um bom exemplo de que o valor do capital estrutural pode ser determinado é a indústria de franquias. A franquia é a comercialização do capital estrutural. Quando alguém adquire uma franquia está comprando os produtos e também o direito de uso da marca, os controles, os procedimentos, as planilhas financeiras, a rede de fornecedores de matérias-primas e os equipamentos. Quem compra a franquia de determinada loja é obrigado a aderir à cultura da empresa.

A sociedade do conhecimento demanda empresas estruturadas de outra forma. A estrutura hierárquica verticalizada é substituída pela horizontalizada, propiciando o compartilhamento do conhecimento. Uma empresa na sociedade do conhecimento deve se estruturar por processo, com uma visão sistêmica que agrupe os colaboradores segundo as habilidades necessárias para a realização de determinada atividade ou processo. As atividades se organizam de forma a satisfazer as necessidades dos clientes.



Copyright © 2010 AIEC