2 - Fatores de Esgotamento do Modelo Clássico


A Crise dos Mercados Emergentes - Ocorreu essencialmente porque as pessoas já haviam adquirido grande parte dos produtos industriais e não tinham interesse em comprar novamente os bens duráveis como geladeiras, televisores, carros, roupas, sapatos, etc. Só fariam novas compras, caso os novos produtos incorporassem mudanças significativas.

Com a queda da demanda, e, consequentemente, da produção o aumento nos custos fixos foi inevitável, tendo que ser divididos, afetando o custo individual e o preço final dos mesmos. Este fato agravou ainda mais a crise da demanda e provocou uma grande queda nas vendas.

A Internacionalização da Economia
- Durante a década de 1970, o Japão concebeu uma nova forma de organização empresarial e produtiva mais flexível, eficaz e eficiente. Seus produtos passaram a ser vendidos no mundo todo a preços muito mais competitivos e com qualidade superior aos similares nacionais. Posteriormente, surgiram os tigres asiáticos, que também passaram a produzir produtos similares aos de outros países, a preços também mais competitivos.



Copyright © 2010 AIEC