5 - Comportamento Gerencial e o Fator Humano

Desde que surgiu a Administração Científica, muito tem sido escrito sobre o processo gerencial e a forma de envolver os subordinados com o trabalho.

Cada teoria ou modelo, com fórmulas que delimitam como se comportar nas situações gerenciais vivenciadas propõe uma alternativa para se obter maiores e melhores resultados com a ação gerencial.

Se analisarmos o “pano de fundo” dos diversos modelos teóricos, vamos perceber que a base conceitual das posições novas ou antigas está em utilizar dois elementos básicos como guias para estabelecer o comportamento gerencial adequado que se fazem presentes em qualquer situação a ser administrada:

O primeiro elemento é o grau de preocupação que o gerente tem com as atividades, no que tange aos instrumentos disponíveis para alcançar os objetivos, ou seja, como ele vê as tarefas que sua área precisa executar, como organiza sua execução, como relaciona isso com os objetivos estratégicos e operacionais e qual a sua contribuição efetiva para que a empresa alcance as metas de negócio estipuladas.

O segundo elemento é o grau de importância que ele, como gerente, dá às pessoas que trabalham em sua equipe e em toda a empresa, como meios autônomos para contribuir e responsabilizar-se pelos resultados efetivos que, em síntese, são as ferramentas básicas à disposição de um gerente para seu trabalho, ou seja, até que ponto ele tem consciência de que seu trabalho gerencial depende quase exclusivamente do envolvimento das pessoas com os objetivos traçados, como encara o impacto do comportamento dessas pessoas nos resultados e como ele, sendo gerente responsável pela condução de pessoas, relaciona-se com elas para o alcance das metas de negócios estipuladas.



Copyright © 2010 AIEC