:Percy Barnevik(Sueco) Está à frente de negócios de 100 bilhões de dólares, conhece como poucos os caminhos para prosperar numa economia globalizada. Considerado o mais respeitável líder empresarial da Europa. :Fontes Primárias As fontes primárias são mais específicas e adequadas, porém, costumam ser mais caras. Em geral, buscam informações que estão fora da empresa e que são necessárias para a administração de marketing. Em geral, as pesquisas por fontes primárias compreendem levantamentos e amostras e demandam o conhecimento de técnicas de pesquisa de mercado. Os dados primários correspondem a informações coletadas para um propósito específico imediato e que não estão disponíveis em um primeiro momento. :Fontes Secundárias As fontes secundárias em geral correspondem à pesquisa de gabinete. Em geral é mais barata, mas a informação nem sempre se encontra na forma mais útil para as finalidades da empresa. Isso ocorre porque os dados secundários são informações que já existem em algum lugar, tendo sido coletadas para outro propósito. :Survey são pesquisas de opinião de caráter quantitativo. A coleta de dados é feita por meio de questionários estruturados. Exige procedimentos internos de controle rígidos a fim de garantir a eficácia do levantamento de campo. Pressupõe a coleta de dados por profissionais capacitados e treinados para cada pesquisa. O tamanho e a representatividade da amostra devem assegurar resultados estatisticamente confiáveis. :Etnografia É o estudo dos povos, sua língua, sua raça, sua religião etc. É a ciência que descreve as culturas. Em geral, é mais aplicada por antropólogos culturais e sociólogos. O pesquisador precisa ir para o meio do povo que ele está estudando e deve avaliar os fenômenos como eles são percebidos pelos participantes. Tem sido bastante empregada para que uma determinada cultura possa aprender com outra. Uma preocupação central da Etnografia é o acesso à vida diária de uma comunidade na perspectiva dos participantes. São úteis para caso de joint-ventures, fusões, incorporações e parcerias que envolvem empresas de culturas diferentes. :Sociometria É um procedimento que permite ao pesquisador fazer avaliações sobre a afinidade ou não que existe entre os membros de um grupo. Em geral, conta com a participação de todos os membros do grupo pesquisado e apresenta graficamente a estrutura interna de relações em um grupo. Divide-se em designação de pares positivos e em designação de pares negativos. Permite considerar padrões de relacionamento social (amizade, rede de trabalho ou distanciamento entre os membros). Pode indicar a dinâmica e a estrutura de influências em um grupo. Tem sido utilizada para mapear as estruturas de poder nas organizações. Normalmente necessita ser complementado por outro método de pesquisa. :Técnica Delphi Foi criada por Norman Dalkey em 1955. É uma técnica projetiva que consiste na obtenção de opiniões de especialistas (técnicos, cientistas, acadêmicos, empresários, executivos etc.). Adota o anonimato das opiniões para que a opinião de um não contamine a do outro e para não personificar os resultados. O número de participantes entrevistados varia de 10 a 100. Baseia-se na busca pelo consenso entre as diferentes previsões elaboradas pelos especialistas. É aplicada para prever a utilização de novas tecnologias, prever o impacto da utilização de novas tecnologias, prever ambientes econômicos, prever tendências do comportamento do consumidor e para a construção de cenários. :Entrevista em profundidade KAHN & CANNEL (1962) definem Entrevista em Profundidade como “a conversa a dois, feita por iniciativa do entrevistador, destinada a fornecer informações pertinentes para um objeto de pesquisa, e entrada (pelo entrevistador) em temas igualmente pertinentes com vistas a este objetivo.” Baseia-se em um roteiro pré-estabelecido de perguntas, quer não é fixo, isto é, o entrevistador deve conduzir a entrevista a partir das respostas do entrevistado (quem direciona a entrevista é o entrevistado). As entrevistas em profundidade demandam profissionais com bastante experiência. É ideal para os casos em que a amostra é composta de formadores de opinião e que tem horário difícil para a participação em focus groups. :Focus group interview Para Caplan (1990), os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos ou identificar problemas”, constituindo-se em uma ferramenta comum usada em pesquisas de marketing para determinar as reações dos consumidores a novos produtos, serviços ou mensagens promocionais. :Análise de conteúdo "conjunto de instrumentos metodológicos cada vez mais sutis em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a "discursos" (conteúdos e continentes) extremamente diversificados" (Bardin, 1979, p. 9). :Pesquisa-ação Na pesquisa-ação, o pesquisador se posiciona como agente de mudança. Portanto, há imediato envolvimento do pesquisador no processo de mudança organizacional. Esta técnica enfatiza o treinamento do cliente, habilitando-o a perceber e solucionar problemas e processos. Os projetos de pesquisa-ação produzem novos conhecimentos para a ciência comportamental e compreendem ações específicas a partir de problemas também específicos. Envolve a avaliação de resultados como base para diagnósticos posteriores e pode ser realizado por consultores organizacionais. :Técnicas projetivas Permitem revelar sentimentos e associações dos clientes, revelando aspectos não-mensuráveis por métodos de perguntas e respostas. Alguns exemplos de técnicas projetivas são: brain-storm, teste da associação de palavras, teste de complementação de sentenças, teste de complementação de estória, teste de borrões de tinta (de Rorschach), psicodrama e caricaturas. :Observação participante A Observação Participante parte do pressuposto de que o ambiente exerce grande influência sobre os indivíduos. O pesquisador interage com sujeitos no meio desses (contexto natural) e realiza coleta de dados sistemática e não-reativa. Os pesquisadores nem sempre revelam sua identidade de pesquisador. O pesquisador realiza anotações em forma de diário codificado que é decodificado ao final de cada dia de trabalho. O diário é separado em fatos e impressões. A observação participante pesquisa os sujeitos dentro de seus próprios ambientes, mas tem como limitação o risco de viés quando os pesquisados sabem que estão sendo observados. Pode ser usado para pesquisa de clima organizacional e de comportamento do consumidor. :mercado “Mercado é o lugar onde os vendedores e compradores se encontram com o propósito de satisfazer suas respectivas necessidades de troca”. Para Kotler (2000). :Mercado potencial corresponde ao grupo de consumidores que demonstram algum nível de interesse por um produto ou serviço em particular. :Mercado disponível é o conjunto dos consumidores que têm interesse, renda e acesso a um produto ou serviço em particular. :Mercado disponível qualificado ocorre nos casos em que a empresa (ou a lei) restringe a vendas a determinados grupos (Ex.: bebida alcoólica que não pode ser vendida a menores de 18. Neste caso, só os adultos estão qualificados). :Mercado-alvo (ou mercado atendido) É à parte do mercado disponível que a empresa decide atender, ou seja, que foi definido como alvo nas estratégias de segmentação. :Mercado penetrado Consiste em grupo de consumidores que já compraram determinado produto ou serviço. O market share equivale ao percentual que o mercado penetrado corresponde, considerando todo o mercado-alvo. Ou seja, se uma empresa tem um mercado-alvo com 2000 consumidores e um mercado penetrado de 200 consumidores, isso significa que o market share dessa empresa é de 10%. :Previsão É a arte de estimar a demanda futura, antecipando o que os compradores irão, provavelmente, adquirir sob determinadas condições. Talvez o mais importante da previsão é definir as condições em que ela está sendo feita, pois as demandas sempre dependem de uma série de variáveis. (Segundo Kotler). :Teste de mercado testa o produto em situações reais de mercado para ver como o consumidor reagirá em relação ao manuseio, utilização e recompra do produto sua estratégia de posicionamento, promoção, embalagem, marca etc. Ou seja, o teste de mercado pode servir não só para calcular a demanda, mas também para avaliar se as estratégias do mix de marketing, de segmentação, de diferenciação e de posicionamento estão adequadas. :As análises estatísticas da demanda medem a tendência de demanda de um determinado produto, em função das mudanças ocorridas com outras variáveis como preço, renda, população e promoção. Essas análises geram funções que calculariam a demanda esperada (variável dependente), de acordo com a oscilação das demais variáveis (variáveis independentes). :Concorrentes próximos São os que se encontram na zona de influência (primária e secundária) da sua empresa :Concorrentes distantes São aqueles cujo acesso ao consumidor é mais dificultado. :chefe da família É considerado o chefe da família o membro que recebe maior rendimento mensal :elementos Os elementos da população correspondem à unidade sobre a qual se procura obter os dados, a unidade amostral envolve os elementos disponíveis para a seleção de algum estágio do processo de amostragem. Em casos mais simples é possível que as unidades amostrais e os elementos sejam os mesmos. :unidade de amostragem A unidade de amostragem compreende a definição das unidades que constituem os elementos da amostra. :método de amostragem O método de amostragem é a forma de selecionar as unidades de amostragem. :intervalo de confiançaintervalo de confiança Um intervalo de confiança de 95% significa que, se forem selecionadas 100 diferentes amostras aleatórias da população e calculados 100 diferentes intervalos de confiança de 95% para a média, pode-se esperar que a média amostral – e conseqüentemente a média da população – esteja contida neste intervalo em 95 das 100 amostras sorteadas) :Margem de erro A margem de erro significa o erro máximo absoluto admitido na pesquisa. Assim, se a Gessy Lever contratou uma pesquisa de marketing que mostrou que a margarina Doriana tem 22% de preferência na opinião dos consumidores, e se a margem de erro dessa pesquisa era de 4%, isso significa que a preferência pela Doriana pode variar de 18% a 26%, dependendo da amostra que for selecionada. :Intervalo amostral O intervalo amostral identifica o primeiro elemento da amostra, é o número resultante da divisão da população total pelo número de pesquisados na amostra :amostra probabilística Na amostra probabilística cada elemento da população tem probabilidade conhecida – e diferente de zero – de ser selecionado. :mutuamente exclusivos Extratos mutuamente exclusivos - caso em que nenhum elemento da população pode fazer parte de dois estratos. :coletivamente exaustivos Extratos coletivamente exaustivos – caso em que nenhum elemento da população pode deixar de fazer parte de algum dos estratos definidos. :Questionário o instrumento mais usado para coleta de dados e foi consagrado pela prática dos pesquisadores. É um instrumento perceptual, mensura as variáveis e os aspectos de pesquisa de acordo com a percepção que os sujeitos pesquisados têm dos mesmos. :Atitude Atitude (s) é uma predisposição subliminar da pessoa na determinação de uma reação comportamental em relação a um produto, organização, pessoa, fato ou situação. :O pré-teste Só deverá ser feito após o questionário ter sido aprovado nas dez questões apresentadas no check list. O pré-teste exige que o pesquisador se abra à crítica e esteja disposto a corrigir deficiências, o que parece óbvio, mas nem sempre é fácil. :codificação A codificação é feita ainda na fase de elaboração dos questionários para facilitar e agilizar depois o processo de digitação dos dados. Mas por que falar em “codificação”? Porque a análise dos dados é feita por meio de planilha eletrônica de dados (usualmente com o auxílio de softwares estatísticos), as quais somente conseguem tabular dados numéricos. Ocorre que nem todas as respostas do questionário são numéricas. A informação do sexo do pesquisado, por exemplo, não pode ser digitada como “Feminino” ou “Masculino”, pois as planilhas fazem a contagem apenas de números. Neste caso, pode-se assumir como código que todas as vezes que o questionário for de um respondente do sexo feminino será digitado o número 1 e todas as vezes que for do sexo masculino será digitado o número 2. :equipamentos de tabulação on line O uso desses equipamentos é bastante útil quando o cliente necessita de dados urgentes como é feito, por exemplo, com as pesquisas de boca de urna que conseguem antecipar os resultados, considerando-se uma margem de erro, assim que a votação se encerra. :Entrada de dados O primeiro passo é abrir uma planilha no Excel e incluir na primeira linha o número de perguntas que contém o questionário e na primeira coluna o número de questionários que foram aplicados, usando-se o exemplo da pesquisa sobre os shoppings, com 6 perguntas e 20 pesquisados :Congelar painéis Esse recurso é particularmente útil quando a pesquisa é feita com uma amostra grande e o questionário possui muitas perguntas. Para usar este recurso, basta posicionar o cursor na primeira célula da planilha, ir á opção “Janela” do Menu e escolher nesta o recurso “congelar painéis” :Plano de análise deve estar diretamente relacionado aos objetivos de pesquisa, pois, do contrário, corre-se o risco de oferecer dados não necessários e ou, pior ainda, de realizar análises que não atendem ao objetivo de pesquisa. :retórica Área do conhecimento que estuda as modalidades de expressão que são próprias da fala persuasiva. :lógica Área do conhecimento que possibilita a analise dos enunciados de um texto, seu encadeamento e as regras formais que validam o raciocínio.