Em geral,
a demanda para a realização da pesquisa de clima organizacional
decorre do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa
ou de uma situação (problema) vivenciada pela organização
e que possa estar afetando o moral de seus colaboradores.
Um aspecto fundamental para o sucesso dessa pesquisa é que os
níveis hierárquicos superiores estejam comprometidos com
a mesma e incentivando todos a participar. Um outro aspecto importante
é o de quem irá conduzi-la. Preferencialmente, deve-se
optar por um profissional ou empresa independente, para não comprometer
sua credibilidade, uma vez que muitos colaboradores têm receio
de expressar suas verdadeiras opiniões quando a pesquisa é
conduzida por alguém interno.
Independente de quem a conduza, a empresa deverá informar, no
próprio questionário, dois compromissos fundamentais que
garantirão aos funcionários à tranqüilidade
necessária para responderem com sinceridade a pesquisa de clima
organizacional:
a)
o anonimato (o funcionário não deverá
se identificar no questionário e nenhuma questão poderá
servir para deduzir quem respondeu aquele questionário, sendo
os dados considerados apenas estatisticamente),
b) a confidencialidade (apenas o funcionário
que respondeu e o profissional ou empresa contratada terão acesso
ao questionário respondido).