Em geral, a demanda para a realização da pesquisa de clima organizacional decorre do desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa ou de uma situação (problema) vivenciada pela organização e que possa estar afetando o moral de seus colaboradores.

Um aspecto fundamental para o sucesso dessa pesquisa é que os níveis hierárquicos superiores estejam comprometidos com a mesma e incentivando todos a participar. Um outro aspecto importante é o de quem irá conduzi-la. Preferencialmente, deve-se optar por um profissional ou empresa independente, para não comprometer sua credibilidade, uma vez que muitos colaboradores têm receio de expressar suas verdadeiras opiniões quando a pesquisa é conduzida por alguém interno.

Independente de quem a conduza, a empresa deverá informar, no próprio questionário, dois compromissos fundamentais que garantirão aos funcionários à tranqüilidade necessária para responderem com sinceridade a pesquisa de clima organizacional:

a) o anonimato (o funcionário não deverá se identificar no questionário e nenhuma questão poderá servir para deduzir quem respondeu aquele questionário, sendo os dados considerados apenas estatisticamente),

b) a confidencialidade (apenas o funcionário que respondeu e o profissional ou empresa contratada terão acesso ao questionário respondido).


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