Entre as pesquisas internas, a de clima organizacional é a mais comum e a que tem aspectos metodológicos mais desenvolvidos. A pesquisa de clima é uma importante ferramenta para os gestores, pois ela permite mapear e analisar a situação em que a empresa está e utilizar essas informações como base para ações corretivas e preventivas. Esse tipo de pesquisa acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização. Há duas premissas fundamentais para o seu sucesso: o anonimato e a confidencialidade. Embora não exista um padrão para a realização de pesquisas de clima, é aconselhável que todos os funcionários sejam comunicados antecipadamente sobre a mesma e que se opte por trabalhar com censo e não com amostra.

As pesquisas internas compreendem, ainda, a da cultura organizacional, que é uma ferramenta necessária no estabelecimento do diagnóstico da empresa. Uma importante consideração a se fazer refere-se à diferenciação conceitual entre clima e cultura organizacionais. O clima refere-se ao ambiente interno existente entre os participantes da empresa, enquanto a cultura é formada a partir dos valores dos fundadores e das soluções relativas à sobrevivência, à manutenção e ao crescimento da organização que surgem como resposta às exigências do ambiente externo. Assim, a pesquisa de clima organizacional mensura o grau de motivação dos participantes, enquanto a pesquisa de cultura investiga os valores e as crenças que influenciam o comportamento. A pesquisa da cultura organizacional é mais complexa e por isso demanda o uso de técnicas qualitativas como a sociometria, a etnografia, o focus group interview e as entrevistas em profundidade.



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