Caso a empresa opte por contratar um instituto de pesquisa, deverá realizar reuniões para passar lhe o briefing, esclarecendo o motivo da mesma, bem como os seus objetivos. Com base nele, o instituto elabora uma proposta de pesquisa que deve conter, inclusive, a apresentação do problema e os objetivos passados pela empresa contratante para formalizar a proposta e para ficar claro que houve compreensão do que está sendo solicitado.

A proposta de pesquisa deve compreender dez itens fundamentais para que a empresa avalie se deve ou não contratar aquele instituto. Os itens que compõem esta proposta são detalhados a seguir:


1. Apresentação do problema

2. Objetivos da pesquisa

3. Questões e/ou hipóteses

4. Fontes de informação

5. Metodologia

- população
- amostragem
- instrumento de coleta de dados
- pré-teste
- determinação da forma de aplicação
- equipe (e treinamento) para aplicação
- controles de aplicação

6. Processamento de dados (forma de codificação e de tabulação)

7. Análise dos dados (cruzamentos, acumulações e testes)

8. Orçamento

9. Cronograma

10. Formato e elementos do relatório final



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