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Resumo
O processo
de pesquisa de marketing precisa ser compreendido como social.
Fauze Mattar (1997) avalia que ele é constituído por quatro
etapas: reconhecimento e formulação do problema; planejamento;
execução; e comunicação dos resultados.
O reconhecimento e a formulação do problema compreendem
três importantes aspectos: formulação, determinação
ou constatação de um problema de pesquisa; exploração
inicial do tema e definição dos objetivos. Todo o restante
desse processo dependerá desta primeira etapa. O planejamento compreende
seis aspectos: estabelecimento das questões e formulação
de hipóteses; estabelecimento das necessidades de dados; definição
das variáveis e de seus indicadores; determinação
das fontes de dados; determinação da metodologia; planejamento
da organização, cronograma e orçamento; e redação
do projeto (ou proposta) de pesquisa. A execução da pesquisa
constitui a terceira etapa do processo. A fase de execução
compreende três importantes momentos: preparação de
campo, que implica a construção e pré-teste do instrumento;
formação e treinamento da equipe e distribuição
do trabalho; o trabalho de campo que contempla coleta, conferência,
verificação e correção dos dados; processamento
e análise que engloba digitação, processamento; análise
e interpretação, conclusões e recomendações.
Finalmente, na comunicação dos resultados ocorre a elaboração
e a entrega dos relatórios de pesquisa, que inclui a preparação
e a apresentação oral dos resultados.
Toda pesquisa
para gerar resultados confiáveis precisa ser planejada. O aconselhável
é que antes de iniciar qualquer pesquisa seja elaborado o Plano
que deve conter, segundo Hague e Jackson (1995) seis aspectos: decisões
a tomar e problemas a serem solucionados; objetivos; informações
necessárias; níveis de precisão; métodos;
recursos e cronograma.
As pesquisas de marketing objetivam exatamente dar suporte ao processo
de tomada de decisões dentro das empresas. Porém, será
que as empresas têm condições de realizá-las
por conta própria? Quando é vantajoso contratar um instituto
e quando é melhor realizar a pesquisa internamente? Embora não
exista uma “receita” que ensine quando optar por contratar
um instituto, existem algumas variáveis que auxiliam nessa decisão:
a existência de uma equipe que tenha conhecimento específico
na área, os custos de fazer a própria pesquisa e o de contratar,
a maior credibilidade dos institutos de pesquisa, que deixa o pesquisado
mais à vontade para expressar suas opiniões.
Caso a empresa
opte por contratar um instituto de pesquisa, ela deverá realizar
reuniões para passar o briefing para o mesmo, esclarecendo
o seu problema, bem como os objetivos da pesquisa que pretende realizar.
A proposta de pesquisa deve compreender dez itens fundamentais para que
a empresa avalie se deve ou não contratar aquele instituto: apresentação
do problema; objetivos; questões e/ou hipóteses; fontes
de informação; metodologia - compreendendo população,
amostragem, instrumento de coleta de dados, pré-teste, determinação
da forma de aplicação, equipe (e treinamento) para aplicação,
controles de aplicação, processamento de dados (forma de
codificação e de tabulação), análise
dos dados (cruzamentos, acumulações e testes); orçamento;
cronograma e formato e elementos do relatório final.
Se a empresa
optar pela contratação de um instituto de pesquisa, deverá
ser rigorosa na análise da proposta apresentada, a fim de garantir
o necessário retorno do investimento.
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