4 - Elaboração de Perguntas

Uma das maiores virtudes de um pesquisador é saber elaborar perguntas. Sua redação deve ser cuidadosa para evitar viés nas respostas. De modo geral, uma pergunta bem formulada atende a duas regras básicas:

• não exerce influência no sentido da resposta do pesquisado;
• não leva a uma resposta inexata que não corresponde à informação que está sendo buscada.

Nesse sentido, existem algumas regras ou recomendações extraídas da vivência prática dos pesquisadores que são fundamentais para o aprendizado daqueles que pretendem formular perguntas. Veja as oito dicas para a elaboração de questionários de pesquisas de marketing ou pesquisas internas das organizações.


1) Utilizar linguagem acessível, ou seja, o vocabulário deve ser direto e familiar, do entendimento do pesquisado e não do pesquisador, evitando-se o uso de termos específicos e conceitos difíceis.

2) Não utilizar palavras ou frases ambíguas que possam ter duplas interpretações. O termo “frequentemente”, por exemplo, em relação à utilização de um produto pode significar todos os dias ou três vezes por semana.

3) Redigir as perguntas de maneira imparcial, evitando deixar implícita determinada resposta.

4) Evitar a utilização de palavras carregadas de certas conotações, pois em muitas ocasiões uma pergunta formulada de determinada forma pode sugerir a resposta em certa direção.

5) Não incluir perguntas que sejam difíceis de responder ou que requeiram cálculos ou esforço de memória por parte do pesquisado.

6) Não formular perguntas de duplo efeito, isto é, perguntas cuja redação possa implicar uma dupla resposta.

7) Não redigir perguntas muito longas já que os questionários devem ser fluidos. As perguntas devem impor um ritmo que não aborreça o pesquisado.

8) Incitar a colaboração com a redação das perguntas, formulando-as de forma amável, natural e com uma linguagem normal. O pesquisado não deve sentir que está passando por um exame, devendo a entrevista transcorrer como se estivesse acontecendo uma conversa normal.




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