Resumo

As perguntas são “a alma” de qualquer processo de pesquisa de marketing. É por meio delas que se obtêm as informações necessárias para o processo de tomada de decisão da empresa.

As perguntas dos questionários podem ser subdivididas em respostas, que são os elementos de variação ou as categorias da variável. Existem dois tipos de classificação: segundo a função que podem cumprir no questionário e segundo o tipo de resposta que é esperada ou permitida.
Em relação à função do questionário, a pesquisa de marketing costuma ter quatro tipos de perguntas, de acordo com os seus objetivos: pergunta-filtro, pergunta-controle, pergunta-teste de consistência, pergunta de introdução ou contato.

As perguntas se dividem em dois grandes grupos:as abertas (a resposta do pesquisado não está previamente definida) e as fechadas (as respostas são conhecidas a priori e estão totalmente pré-codificadas). Tanto uma como a outra possuem vantagens e limitações. No caso das abertas, a sua eficácia depende de dois aspectos: da capacidade e disposição do entrevistado em expressar-se e da do entrevistador em registrar com exatidão as palavras do entrevistado.

As perguntas abertas são úteis em cinco tipos de situações: como introdução a um tema; como exploração de algum aspecto para o entrevistado; quando há respostas possíveis e que não poderão ser previstas; quando as respostas são desejadas “ao pé da letra” e quando se deseja uma resposta que seja espontânea do entrevistado.

As perguntas fechadas costumam ser mais utilizadas nas pesquisas quantitativas, enquanto as abertas são predominantes nos roteiros abertos ou naqueles estruturados ou semiestruturados.

Alternativa intermediária entre as perguntas abertas e fechadas são as semiabertas, que são as fechadas com um item aberto para reservar a possibilidade de incorporar outras respostas diferentes das previamente selecionadas.



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