1 - Classificação socioeconômica e a pesquisa de marketing


Praticamente todas as pesquisas de marketing incluem a classificação socioeconômica dos respondentes. Essa classificação é importante porque as empresas, cada vez mais, trabalham com mercados segmentados e, portanto, ao pesquisar os seus consumidores essa segmentação também é fundamental. Em muitos casos, a classificação social é utilizada como pergunta-filtro, pois a empresa pode ter interesse em apenas um segmento específico (como por exemplo, produtos dirigidos especificamente para a classe “C”).

A determinação da classe socioeconômica também é fundamental para as pesquisas quantitativas que utilizam amostras estratificadas (amostragem probabilística) ou amostras por quotas (amostragem não probabilística), pois a classe social pode ser considerada como um dos estratos que serão usados na composição da amostra. O uso desses estratos permite que a amostra seja mais representativa, significando maior aproveitamento do investimento a ser feito na pesquisa. Nesses casos, a amostra terá um número determinado de pessoas a ser pesquisado em cada classe social, de acordo com os parâmetros de distribuição por classes no grupo definido como universo de pesquisa.



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