2 - Metodologia do Estabelecimento da Classificação

Em seu site, o instituto Ibope relata a metodologia empregada para o estabelecimento das classes socioeconômicas. As principais informações sobre a metodologia adotada são descritas a seguir:

Quadro 2: Metodologia adotada para o Levantamento Socioeconômico


1. Os domicílios ocupados são selecionados no setor censitário de modo sistemático, após um arrolamento de domicílios em cada setor censitário selecionado.

2. São feitas até três voltas, em dias e horários diferentes, para tentar completar as entrevistas não obtidas na primeira visita. Após a terceira tentativa infrutífera por recusa de informações ou domicílio vazio, é selecionado o domicílio subsequente.

3. A amostra do Levantamento Socioeconômico Metropolitano é desproporcionada para permitir a análise dos dados por região.

4. Para a coleta de dados, é utilizado um questionário estruturado especialmente elaborado com base nos objetivos da pesquisa. Esse questionário aborda assuntos relativos ao domicílio, à família e ao chefe da família.

5. As entrevistas, pessoais e domiciliares, são realizadas por uma equipe de entrevistadores especialmente treinada para esse tipo de abordagem.

6. A pessoa entrevistada no domicílio selecionado é o chefe da família, a dona-de-casa ou algum morador com mais de 15 anos, que saiba responder às perguntas do questionário. Quando necessário, são entrevistados mais de um morador por domicílio, de forma a completar o questionário.

7. A supervisão de campo é realizada por uma equipe de supervisores exclusiva, qualificada para a supervisão de todos os trabalhos, leitura e crítica de todos os questionários e verificação de, no mínimo, 20% do trabalho de cada entrevistador. Encontrando alguma incoerência no preenchimento, o questionário retorna ao domicílio para ser corrigido.



Copyright © 2010 AIEC.