|
1
- Pesquisa Quantitativa X Pesquisa Qualitativa
A ciência não é neutra, tampouco as pesquisas de marketing o são. Mas a impossibilidade de neutralidade, como um pressuposto, não exime o pesquisador de buscar isenção e rigor metodológico. Na verdade, nenhuma metodologia é igual a outra. Cada metodologia está associada a uma visão de mundo e se propõe a estudar problemas, em geral, de naturezas distintas. As metodologias de pesquisa são formas desenvolvidas para apreensão do real. Todas as metodologias tentam apreender o real, mas o resultado é sempre o de um retrato, e o retrato não é a realidade. De maneira metafórica, pode-se dizer que determinado método tem a característica de “aumentar o zoom da foto”, revelando detalhes importantes da realidade. Outro método serve para “fotos panorâmicas”, conseguindo captar um espectro maior do fenômeno que está sendo estudado. Ambos são necessários, mas os seus usos são distintos. Nesse módulo, você irá aprender a distinguir pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, bem como os critérios que você deve considerar antes de optar por uma ou por outra. |
Copyright © 2010 AIEC. |