Como
você estudou, as pesquisas se distinguem entre quantitativas e
qualitativas de acordo com a tabulação que se faz dos
dados e também de acordo com a forma de abordagem do problema.
Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não é
a quantidade de pesquisados (tamanho da amostra) que define se a pesquisa
é quantitativa ou qualitativa, mas sim como os dados serão
analisados. Contudo é fato que, em geral, as pesquisas qualitativas,
em função da dificuldade de análise dos dados,
adotam amostras bem mais reduzidas do que as pesquisas quantitativas.
Digamos, por exemplo, que eu resolva fazer uma pesquisa de satisfação com a disciplina, pesquisando os alunos da sua turma. Eu posso pesquisar todos os alunos e continuar sendo uma pesquisa qualitativa ou eu posso pesquisar apenas alguns alunos e, mesmo assim, a metodologia ser quantitativa. No caso de uma pesquisa quantitativa, independente do número de pesquisados, os dados seriam tabulados desconsiderando-se quem são os sujeitos que responderam, isto é, as respostas são válidas de acordo com a sua representatividade e não com quem as forneceu. Por exemplo, numa pesquisa quantitativa com todos os alunos da turma, eu poderia chegar à conclusão de que 70% dos alunos estão satisfeitos com a disciplina, 20% estão insatisfeitos e 10% não quiseram opinar. Em uma análise qualitativa desta pesquisa, eu poderia buscar compreender os motivos de satisfação e de insatisfação de cada sujeito, além de pesquisar quem são os que não quiseram opinar e porque optaram pela não participação na pesquisa. Assim, enquanto na pesquisa quantitativa eu obteria uma visão geral do que está acontecendo, numa pesquisa qualitativa eu poderia compreender porque esses fenômenos estão ocorrendo e como eles ocorrem. Naturalmente, ambas as informações são relevantes. |
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